TRATAMENTOS
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal (IMC).
O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30. A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras.
São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas. Ela pode acontecer em qualquer idade e, para todas, existe tratamento específico. os procedimentos cabíveis para este tipo de condição são 3 (três). O Balão Intragástrico e a Bariátrica que se divide em duas modalidades, o By Pass e o Sleeve Gástrico.
Balão Intragástrico
Este procedimento se dá pela introdução de um balão de silicone resistente, por meio de endoscopia, no estômago do paciente. Ele atua no organismo, gerando maior saciedade durante a alimentação, o que evita que o paciente coma de forma desenfreada.
ByPass Gástrico
Conhecido também como gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”, o bypass gástrico reduz entre 40% e 45% do peso inicial do paciente. Nesse procedimento, parte do estômago é grampeado, diminuindo o espaço para os alimentos, e um desvio intestinal é feito.
Sleeve Gástrico
É um tipo restritivo de cirurgia bariátrica que utiliza um stapler para retirar a maior parte da curvatura, envolvendo parte do corpo e o fundo gástrico do estômago.
Neste método, o estômago é transformado em um tubo que possui entre 80 a 100 ml de volume. E o paciente também deixa de produzir a substância Grelina, responsável pela estimulação do apetite. Dessa forma, a perda de peso da cirurgia Sleeve pode chegar a ser tão eficaz quanto no Bypass Gástrico. Também é realizada através de videolaparoscopia.
É de responsabilidade do profissional, indicar o melhor tratamento para o paciente. Os 3 procedimentos são passíveis de voltar ao peso inicial, para isso, é preciso também uma reeducação alimentar e mudança de hábitos para manter o resultado da cirurgia escolhida.